Wanderley sediará I Curso de Vaqueiro

Acontece em Wanderley, Oeste da Bahia, o I Curso de Vaqueiro. O evento terá início no próximo dia 11 e vai até o dia 21 de setembro, na Casa de Raul e é voltado para pessoas que saibam montar e que estão dispostas a trabalhar em fazendas e que tenham entre 18 e 30 anos.

O vaqueiro é uma figura fundamental para o manejo da fazenda, que se reflete diretamente na lucratividade do negócio. Nos últimos cinco anos verificou-se um aumento do número de pecuaristas na região, e a diminuição do número de pessoas capacitadas tem comprometido o desenvolvimento sustentável do setor.

Wanderley foi o Município escolhido por possuir um dos maiores rebanhos da Bahia e também porque o Sindicato dos Produtores Rurais e a Prefeitura Municipal, por meio da sua Secretaria de Agricultura, serem muito atuantes, o que facilitou a implementação do curso.

Os participantes terão acesso a 92 horas de curso, dividido entre palestras com renomados técnicos do setor e aulas práticas em fazendas da região. No encerramento do curso os novos vaqueiros receberão um diploma e aqueles que se destacarem iniciarão trabalhos experimentais nas fazendas.

A realização do curso ficará a cargo da Raya Agropecuária, Agrorural e Associação Baiana de Pecuária (Acrioeste) e o apoio da Secretaria de Agricultura de Wanderley e Sindicato dos Produtores Rurais de Wanderley.

Os temas abordados durante o curso serão:

Planejamento de Estação Reprodutiva em Bovino de Corte
Vaqueiro Moderno;
A importância do Solo para a pecuária;
Manejo de Forragens
Introdução a fisiologia, sanidade animal e Maternidade;
Mineralização dos animais;
Estação de Monta;
Vaqueiro de fazenda de Leite;
  • Compartilhe:

© Copyright - Todos os direitos reservados - Acrioeste 2024