Suplementação no período das águas

Potencializando o ganho de peso dos animais

A pecuária está em constante evolução, assim como ocorreu na agricultura há alguns anos. Com a adoção de inovações tecnológicas, a produtividade e eficiência têm aumentado significativamente. Dentro desse contexto, a suplementação se destaca como um pilar fundamental, juntamente com aprimoramentos genéticos, melhores práticas sanitárias e investimentos em infraestrutura.

Durante o período das águas é importante suplementar os animais para melhorar a produtividade e o cenário da pecuária como um todo. O investimento em suplementação nesse período pode amenizar o esforço para o ganho durante o período de seca. Sabemos que na época das águas, a disponibilidade de pastagem em quantidade e qualidade é superior, e por isso, o esforço para ganho de peso nos animais tende a ser menor e esse resultado pode ser potencializado ainda mais oferecendo uma suplementação adequada.

É importante ressaltar que independentemente da idade e finalidade do animal, a suplementação é essencial na época das águas ou da seca, o que varia é o nível da suplementação, considerando o resultado que o pecuarista pretende alcançar.

Todas as categorias necessitam ser suplementadas para expressarem um máximo desempenho, os níveis de suplementação mudam de acordo com a necessidade de ganho para atender a um objetivo. Um destaque dentre as categorias seria a recria, é uma fase no qual os animais estão em crescimento e respondem bem a uma boa nutrição. É uma categoria que precisa ser acelerada, na pecuária leiteira para diminuir o tempo de ociosidade produtiva e na pecuária de corte para aumentar o giro de estoque.

Existem diversos pontos a serem analisados para definir uma suplementação adequada, porque deve considerar o cenário em que o produtor está, quais são as limitações operacionais da fazenda e o seu objetivo. Portanto, seguem alguns pontos que devemos considerar abaixo:

1. Estrutura: para uma suplementação eficaz é necessária uma instalação adequada ao sistema, exemplo – cocho coberto para suplementação nas águas. Apesar de parecer uma tarefa simples, ainda há muitas infraestruturas precárias.

2. Mão de obra especializada: é importante ter uma equipe capacitada para ofertar os suplementos de maneira correta, realizar a adaptação dos animais e possíveis adaptações no manejo quando necessário.
3. Acompanhamento: para obtenção do resultado esperado, é preciso acompanhar o processo para realizar ajustes caso seja necessário.

A suplementação funciona como uma escada de adoção de tecnologias, que varia de acordo com o objetivo final do pecuarista. Para isso, é importante fazer um balanceamento, para um correto funcionamento do metabolismo digestivo do animal e posteriormente avaliar a necessidade do animal de macro e microminerais.

A Ipê Agro tem um portfólio completo, com suplementos minerais, produtos para bezerros, matrizes, animais em recria, produtos para fase de terminação, ração total e núcleos para formulação de cada suplemento. Um dos diferenciais da Ipê Agro é acompanhar todo o processo de adoção, desde a escolha do suplemento, até a estratégia pensada diretamente na adaptação dos animais e consequentemente com o resultado que todo esse processo irá gerar.

  • Compartilhe:

© Copyright - Todos os direitos reservados - Acrioeste 2024