Senar, Acrioeste, Adab e SPRB promovem curso de Agente Vacinador de Brucelose

O Senar, por intermédio do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras – SPRB, em parceria com a Associação dos Criadores de Gado do Oeste da Bahia (Acrioeste) e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), iniciou hoje, 06, em Barreiras, e vai até o próximo dia 08, o curso Agente Vacinador de Brucelose.

A parte teória acontece hoje e amanhã, no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB), e a aula teórica, dia 08, na Fazenda Santo Antônio, no município de Angical.

O curso foi viabilizado em parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), SPBR, Acrioeste e Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Esta é mais uma demanda dos criadores que visa capacitar seus colaborares. Somente pessoas que passarem pelo treinamento e credenciadas pelos veterinários oficiais ou médicos cadastrados junto à Adab podem aplicar a vacina de forma adequada.

Brucelose bovina: A Brucelose é uma doença infecto-contagiosa, sendo considerada uma doença de caráter zoofílico. Os humanos são hospedeiros acidentais e podem ser infectados via exposição a animais infectados ou consumo de alimentos contaminados.

Ela é uma doença causada por uma bactéria denominada Brucella abortus (conhecida como moléstia de Bang), ocasionando frequentemente aborto em vacas principalmente no terço final da gestação e orquite nos machos. A presença da brucelose no rebanho brasileiro, tanto de corte quanto de leite, ainda é muito grande, causando prejuízos aos sistemas de produção.

A vacinação deve ser feita em todas as fêmeas das espécies bovina e bubalina, na faixa etária de três a oito meses de idade. Em propriedades certificadas, recomenda-se que as bezerras, sejam vacinadas com até seis meses de idade.

  • Compartilhe:

© Copyright - Todos os direitos reservados - Acrioeste 2024