Relação da exportação e a produção de carne bovina deve ser recorde

A relação da exportação e a produção de carne bovina no Brasil deve alcançar maior valor em 2021, mostrando o aumento da importância desse mercado para a pecuária de corte do País!

Fonte Farm News

Com a exportação de carne bovina do Brasil nos valores recordes e a produção de carne bovina crescendo em um ritmo menor, pelo menos nos últimos anos, a importância da exportação para o mercado interno do País tem aumentando anos após ano (Tabela).

A Tabela abaixo apresenta os dados de produção, exportação e consumo de carne bovina no Brasil, em milhões de toneladas em equivalente carcaça entre 2017 e a expectativa para 2021 e a respectiva relação entre os dados, segundo USDA.

O fato é que a relação da exportação e a produção de carne bovina foi prevista pelo USDA, na revisão de abril, em 26,0%, que, se confirmado, será a maior da história do Brasil.

Pois é, em 2017 a participação da exportação no total de carne bovina produzida pelo Brasil foi de 18,7%, valor muito menor que o estimado para 2021, de 26,0%. E, claro, conforme o aumento da participação das exportações aumentam, o do consumo interno cai (Tabela).

Esse aumento da importância da exportação para o mercado de pecuária de corte nacional, embora positivo, aumenta o sinal de alerta, principalmente porque esse aumento de demanda externa é impulsionado em grande parte pela China.

Com o preço do boi gordo renovando as máximas em 2021 e com o poder de compra do brasileiro comprometido, também devido aos efeitos negativos da COVID-19, o consumo de carne bovina tem apresentado queda frente ao que já foi observado nos anos anteriores a 2020 (Tabela).

E por falar no mercado chinês, o consumo de carne bovina na China deve renovar a máxima em 2021 e superar pela primeira vez 10 milhões de toneladas em equivalente carcaça. O Farmnews apresenta também a revisão da projeção dos dados mundiais de exportação de carne bovina para 2021. Clique aqui e confira!

  • Compartilhe:

© Copyright - Todos os direitos reservados - Acrioeste 2024