Rastreabilidade bovina contribui para agregar valor à carne brasileira

Afirmação foi de Matheus Ferreira, diretor executivo adjunto do Instituto CNA

Fonte: Ascom CNA | Portal DBO

A rastreabilidade bovina é uma das ferramentas que vai contribuir para ampliar mercados e agregar valor à carne brasileira, avaliou o diretor executivo adjunto do Instituto CNA, Matheus Ferreira.

Ele participou do debate “Pecuária: rentabilidade, inovação e sustentabilidade”, no último dia 17, promovido pela Agrotic, série de eventos que busca disseminar o uso das tecnologias de informação, comunicação e da internet das coisas no campo brasileiro.

Ferreira abordou as iniciativas do Sistema CNA/Senar/ICNA para difundir a rastreabilidade animal, como a Assistência Técnica e Gerencial, a gestão dos protocolos de adesão voluntária e o desafio do Hub CNA Digital, que selecionou uma resposta tecnológica para identificação individual de bovinos.

“Com a Assistência Técnica e Gerencial, as propriedades conseguiram aumentar significativamente a taxa de lotação e margem bruta por hectare. Já com os protocolos podemos dar mais um passo em prol da rastreabilidade e elevar o número de animais identificados. Um diferencial em termos mercadológicos e competitivos para o setor”.

Ferreira explicou ainda que o Hub CNA Digital já selecionou a empresa que irá aprimorar uma solução para o desafio da rastreabilidade animal, lançado pelo Instituto CNA no final do ano passado.

“Será uma ferramenta para alavancar e estimular a identificação individual dos animais e facilitar o manejo. Vamos passar pelo menos um ano trabalhando com a startup , fazendo validação de campo e quem sabe torná-la uma realidade”.

No entanto, para que os produtores tenham acesso a essas soluções, Matheus Ferreira diz que “é necessário resolver os problemas de conectividade e ampliar os números da assistência técnica no campo”.

  • Compartilhe:

© Copyright - Todos os direitos reservados - Acrioeste 2024