Quero comprar novilhas Nelore. Que vantagens vou ter adquirindo fêmeas PO?

Fonte Giro do Boi

Ganho de peso, fertilidade, precocidade sexual, habilidade materna são algumas das características que o criador pode incorporar ao plantel ao optar pela aquisição de novilhas Nelore PO na comparação com as fêmeas “cara limpa”. Foi o que destacou no quadro Giro do Boi Responde nesta quinta, 22, o zootecnista Ricardo Abreu, gerente de fomento da ABCZ, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu.

O técnico atendeu o criador Valmir da Silva Oliveira, de Tangará da Serra-MT, que informou que adquiriu recentemente dois touros Nelore registrados e agora precisa comprar as fêmeas e quer saber que vantagens de buscar matrizes PO.

Segundo Abreu, o produtor tem mais confiança de que as características daquele determinado animal de fato serão transmitidas aos seu filhos quando eles são registrados.

“Isso é muito importante porque 50% da genética do produto do bezerro vêm do touro e 50% vêm da vaca, da fêmea. A grande oportunidade e a grande vantagem de se utilizar animais PO, puros de origem, registrados pela ABCZ, é a acuidade da informação. Isto é, a confiabilidade das informações de características econômicas e de morfologia desses animais para você utilizar no seu rebanho. É de suma importância a gente ter as informações, a referência desses animais. Assim como o senhor teve, seo Valmir, a respeito dos touros Nelore PO registrados. Com certeza, esses animais têm informação, além de genealogia, de todos os pesos ajustados que são as características na desmama, no ano, no sobreano. É a confiabilidade de predição realmente da informação desse touro”, comparou Abreu. “Para as fêmeas, segue o mesmo raciocínio”, sustentou.

Em síntese, Abreu disse que aumenta a certeza de que o produtor irá incorporar ao seu rebanho animais melhoradores, ou seja, superiores ao seu plantel atual. “É muito mais interessante eu ter oportunidade de averiguar e estar adquirindo e levar para o meu plantel fêmeas que têm informações confiáveis, que é o caso das novilhas PO, do que aquelas fêmeas que é só no olho. É claro que a informação no olho é importante, mas é a confiabilidade da informação por um acompanhamento das associação e do técnico que vai nos disponibilizar maior confiabilidade de que eu estou levando para o meu rebanho animais melhoradores. Melhoradores em quê? Em ganho de peso e, principalmente nas fêmeas, em fertilidade, ela emprenhar mais cedo, cuidar do bezerro, desmamar os animais mais pesados. Com certeza, com a oportunidade de adquirir animais registrados, o senhor vai ter a informação e a procedência desses animais. E isso vale, isso não custa”, valorizou.

“Seo Valmir, em resumo, continue adquirindo animais PO registrados porque é certeza de que o senhor vai estar levando animais melhoradores aí para o seu rebanho. Porque dentro do seu pasto, na sua fazenda, onde come o animal registrado bom, também vai comer o animal cara limpa. Mas qual vai converter melhor, qual vai trazer mais peso? Aquele que tem informação e a predição do valor genético para isso. E, com certeza, os animais de onde o senhor adquirir, pela procedência de serem animais registrados PO, aumenta a sua confiabilidade nisso”, concluiu.

  • Compartilhe:

© Copyright - Todos os direitos reservados - Acrioeste 2020