Queimadas no campo: conheça 3 tipos de aceiros e sua importância

Clima seco do inverno é propício para a proliferação de incêndios

Com o início do inverno na semana passada, o produtor rural passa a se preocupar ainda mais com as queimadas no campo, que se tornam recorrentes devido ao tempo seco, com chuvas cada vez mais escassas. Vale lembrar que a estação mais fria do ano irá durar até o dia 22 de setembro. Além de equipamentos e técnicas para combater as chamas em emergências, uma prática pode ajudar o homem do campo a prevenir sua propriedade do fogo: os aceiros.

Basicamente, os aceiros são áreas onde é removida toda a vegetação – justamente o que poderia ser o “combustível” para as labaredas –, restando somente a terra. Dessa forma, não há condições para o começo ou a propagação de fogo, uma vez que os aceiros proporcionam uma separação entre as áreas de vegetação.

Os aceiros são classificados em 3 tipos:

Preventivos: são feitos antes e durante as operações de combate às chamas. Com ferramentas e tratores, demandam a raspagem das áreas para isolar as vegetações. As distâncias variam conforme a altura da vegetação que se quer separar – é comum que se respeite a proporção de 4 vezes a altura de vegetação.

Emergenciais: realizados em meio a uma ação de combate a incêndio. Aqui, os espaços de separação devem variar de acordo com o maquinário ou ferramentas disponíveis. Se possível, também busque uma área de 4 vezes a altura de vegetação.

De segurança: é aquele preparado após a ocorrência de uma queimada, para impedir reincidência.

  • Compartilhe:

© Copyright - Todos os direitos reservados - Acrioeste 2024