Qual o melhor capim para usar na desmama de bezerros?

Agrônomo destaca que forrageiras apropriadas para a função devem ter porte baixo para facilitar a observação dos animais pelos vaqueiros; confira exemplos

Fonte Giro do Boi

O telespectador João Ferreira, de Paracatu-MG, quer saber qual o capim mais apropriado para usar na desmama de bezerros. No Giro do Boi Responde desta sexta, dia 26, o agrônomo Wagner Pires esclareceu a dúvida.

PORTE DO CAPIM

Segundo o consultor, o melhor capim para bezerro é o capim de porte mais baixo por causa do tamanho do bezerro. “O bezerro é baixinho, principalmente quando ele é recém-nascido. E é muito importante que o vaqueiro consiga visualizar o bezerro quando ele está deitado”, justificou. De acordo com Pires, o fator segue relevante após a desmama.

EXEMPLOS DE VARIEDADES

Nesse sentido, o consultor listou algumas forrageiras indicadas para usar na cria e na desmama de bezerros. “A vaca aprecia muito a Humidicola, a Dictyoneura. O Massai é muito bom, o Aruana também é muito bom”, ilustrou.

Além disso, o criador também pode usar Brachiaria brizantha. “Tem o Camelo, o Cayman, que está entrando agora no mercado. Ele tem um porte intermediário e permite uma boa qualidade de forragem para o bezerro”, acrescentou.

O QUE NÃO PLANTAR

Do mesmo modo, o agrônomo registrou algumas gramíneas que não são apropriadas para o uso na cria ou na desmama de bezerros. “Você deve evitar gramíneas de porte mais alto, como, por exemplo, o Mombaça, o próprio Zuri, o Paredão. São gramíneas que crescem muito”, ponderou.

ACELERANDO A DESMAMA

Acima de tudo, Pires indicou que o criador busque gramíneas que, mais do que o porte baixo, deem suporte nutricional para a desmama precoce de bezerros.

Sob o mesmo ponto de vista, o consultor também recomendou que o criador considere o uso de creep feeding na desmama de bezerros. “O creep feeding ajuda através de uma suplementação específica para o bezerro. O sistema contribuir para desenvolver mais rapidamente a flora ruminal do bezerro. Com isso, ele começa a pegar o capim mais rapidamente e vai amenizando o impacto da amamentação da vaca. Mas essa é uma conversa para os veterinários e zootecnistas”, argumentou.

  • Compartilhe:

© Copyright - Todos os direitos reservados - Acrioeste 2024