Qual o manejo ideal para evitar formação de talos e sementes no Andropogon?

Fonte Giro do Boi

O pecuarista Marcos, que tem propriedade no norte do estado do Piauí, município de Barras, enviou seu questionamento sobre manejo de pasto ao Giro do Boi.

“Minha região é de terra conhecida como piçarra e com uma seca muito grande. A predominância do capim é o Andropogon. Qual o manejo ideal para evitar a formação de sementes e aqueles talos do capim, com o objetivo de usar como alimento pro gado no período seco, haja vista (que o Andropogon) é um dos poucos capins que toleram nossa seca e os solos rasos?”.

Foi o zootecnista Tiago Felipini, especialista em nutrição e consultor da Alcance Planejamento Rural, além de ser também pecuarista, quem atendeu Marcos.

O especialista reforçou a importância de se trabalhar com alturas de entrada e saída do pastejo. “Eu recomendo que você trabalhe com o capim Andropogon seguindo as alturas, de até 70 cm de altura na entrada – não deixe passar dessa altura – e a altura de saída, para tirar o gado, de até 30 cm, para você não superpastejar a área”, sugeriu. “Dessa forma você vai conseguir uma relação folha x haste muito boa para o período de inverno e a emissão de talos e hastes no período seco vai ser menor”, justificou.

Entretanto, Felipini disse que o ideal é que o produtor busque outra forrageira para ajudá-lo a alcançar o seu objetivo de ter uma boa capineira na seca. “Mas o capim Andropogon é um capim de explosão, então infelizmente vai acabar emitindo muita haste, vai acabar encanelando, como vulgarmente se fala. Por isso é interessante você mesclar o Andropogon com o capim Decumbens. Você deve ter no máximo 30% a 40% de Andropogon na fazenda e 60% a até 70% de uma braquiária, de preferência uma Brachiaria decumbens, que é muito interessante para sua região”, indicou.

“Ela (Decumbens) tolera a seca por um período mais prolongado e tem uma relação folha x haste muito interessante. Você pode concentrar o gado no período chuvoso no Andropogon e aliviar os pastos de braquiária no período chuvoso para eles poderem acumular mais matéria seca, mais capim para o período seco. E no período de estiagem, de inverno, você alivia a lotação dos pastos de Andropogon para manter essa altura que a gente acabou de citar – entre 30 cm e 70 cm – e concentra a lotação nos pastos de braquiária que estão com menos gado”, explicou.

“Então procure investir um pouco mais em plantio de capim do gênero Brachiaria. No seu caso, para a sua região, a Brachiaria decumbens é muito interessante”, concluiu Felipini.

  • Compartilhe:

© Copyright - Todos os direitos reservados - Acrioeste 2024