Qual a idade ideal para castrar garrotes e como cuidar do bem-estar animal?

Fonte Giro do Boi

De Santa Luzia do Pará-PA o criador Clegilson Costa enviou para o Giro do Boi suas dúvidas: qual a idade certa para castrar o garrote e quais os cuidados ele deve ter com o bem-estar desses animais.

Quem atendeu Clegilson foi o médico veterinário e consultor Ademir Ribeiro.

“Quando se toma a decisão pela idade, a idade certa deve respeitar a puberdade, ou seja, castrar após a puberdade. Acima de 18 meses de vida, esse animal já formou as características secundárias, ele já soldou as epífises, ele já tem características de macho e aí você vai castrar para você colocar 150 kg de carne, por exemplo, após esta castração para ter uma boa carcaça, ok?”, informou.

O consultor informou também o que muda caso a decisão do momento certo de castrar se dê pelo peso. “Pelo peso, que é muito utilizado, é acima de 12@ e abaixo de 15@. O bom é entre 13 e 14@, de 390 a 420 kg”, converteu.
“Das técnicas utilizadas no país, burdizzo, canivete e também a vacina, a mais utilizada ainda é o canivete. Se você for fazer a tradicional, o importante é que você aplicasse anestésico, que usasse anestesia, mas é pouco utilizado. Então como você faz? Com um bom tronco, uma boa contenção neste animal, iodo à vontade, vai lavar os testículos, fazer uma boa assepsia, vai fazer o corte, que é a incisão, o testículo vai descer, você vai tirar os dois testículos e vai fazer uma boa higienização após a cirurgia, porque é um procedimento cirúrgico. Aí você fazer uma boa higienização, um bom vermífugo e você não vai ter problema no miíases, que são as bicheiras. De vinte a trinta dias após esta castração, este animal está cicatrizado, está perfeitamente no pasto e com bem-estar animal”, projetou. “Agora para você não causar estresse nenhum neste animal, tem que ser através da vacina”, acrescentou.

O veterinário chamou atenção também para os cuidados que o pecuarista deve ter para que o animal castrado tenha boa qualidade de carcaça. “Mas lembrando: sempre que castrou, tem que colocar 150 kg de ganho de peso para ter uma boa carcaça. Lembre também que o boi inteiro de pasto tem testosterona circulante, ele é um animal mais estressado, mais nervoso. Quando você castra o animal, que é uma técnica já milenar, […] se castrava para ser um animal calmo. Quando você castra o animal, você tem um animal calmo no pasto, vamos ter hoje produção de carne de qualidade, uma carcaça bem acabada e um animal com certeza com bem-estar no pasto, calmo e tranquilo”, descreveu.

  • Compartilhe:

© Copyright - Todos os direitos reservados - Acrioeste 2020