Primeira quinzena de setembro será seca, com temperaturas elevadas e baixa umidade do ar em grande parte do país

Fonte Notícias Agrícolas

O mês de Setembro vai começar com a previsão de tempo na maior parte do país. Segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta primeira quinzena do mês, a massa de ar seco deve continuar predominante na maior parte do Brasil. Além disso, a circulação dos ventos também impedem que novas chuvas cheguem nas demais áreas do país.

Francisco de Assis Diniz, Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, destacou mais uma vez que as frentes até se formam pelo sul do Brasil, mas não conseguem avançar para as demais regiões. O mapa dos últimos 5 dias mostram chuvas restritas apenas para o Rio Grande do Sul, com destaque para o extremo sul do estado onde foram registrados os maiores volumes.

Para os próximos dias, o modelo Cosmo do Inmet sinaliza chuvas entre 20 e 30 milímetros de precipitação para o Centro-Sul do Rio Grande do Sul. Os mapas de previsão estendida do NOAA, assim como o Inmet, não sinalizam chuvas para o Brasil Central na primeira quinzena do mês.

Além do tempo seco, as temperaturas devem continuar elevação. Segundo Francisco, nos últimos dias as temperaturas já ficaram acima dos 39 graus em locais como Mato Grosso, Goiás e Tocantins. A umidade relativa do ar também continua abaixo do ideal no Brasil Central, mantendo o estado de alerta para a região.

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas:

https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/17d058c49d7b28a9e9184985a62874db.gif

 

  • Compartilhe:

© Copyright - Todos os direitos reservados - Acrioeste 2024