Precisando coletar dados sobre as chuvas? Use o pluviômetro!

Com estas informações em mãos, o pecuarista terá condições de programar uma série de atividades na fazenda e na época certa

Fonte portal DBO

Todos nós sabemos: temos as épocas da chuva e da seca. Mas quando choveu? Choveu muito? Choveu pouco? Pra saber tudo isso, é preciso coletar a chuva com o pluviômetro. Com ele, a cada dia o pecuarista vai saber quanto choveu. Se muito, se pouco…

O pluviômetro vai dizer a cada dia, na mesma hora, com dados que devem ser anotados numa planilha. Esse controle deve ser feito ano após ano; quantos mais tempo for realizado, mais preciso vai deixando o levantamento.

Nem é preciso lidar com o pluviômetro na época da seca. Mas serenou, deu uma chuvinha, caiu mais pesado? Então é preciso anotar. Mas, onde colocar o pluviômetro? Longe de árvores, de construções, no mínimo 5 metros dessas áreas, para que o vento não interfira e nem atrapalhe nada.

É só ter alguém responsável que, diariamente, vai anotar. Isso vai construir uma informação da época da chuva, da época da seca, quando você deve adubar, quando deve plantar, quando fazer a silagem, quando controlar plantas de pragas duras, pragas moles…

Todo planejamento da fazenda está na chuva, controlada nos dados fornecidos pelo pluviômetro. Com os dados coletados, sistematicamente, será possível uma análise, para programar o que fazer na época certa.

  • Compartilhe:

© Copyright - Todos os direitos reservados - Acrioeste 2021