Plano Safra: ministro sinaliza R$ 20 bi para equalização de juros

Fonte Canal Rural

O ministro da Agricultura Carlos Fávaro se encontrou nesta quarta-feira, 24, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em Brasília, para tratar do Plano Safra 2023/24.

Em conversa com a imprensa após a reunião, Fávaro informou que solicitou o mesmo montante de recursos para a equalização de juros que foi destinado no Plano Safra 2014/15.

Segundo o ministro, com a correção pela inflação, o montante seria o equivalente a 18 bilhões de reais atualmente.“Em números nominais, o plano de 2014 foi de 11,6 bi para o Mapa, lembrando que era junto ao Mapa e MDA. Se levarmos uma correção, seria 18 bilhões. Então, se quisermos manter esse ritmo de crescimento, precisamos ter um Plano Safra de mais ou menos do que foi em 2014”, afirmou.

Custo de produção da atual safra

Fávaro alegou que é necessário um valor maior de recursos do que foi disponibilizado no atual plano. Para ele, é necessário levar em conta o custo de produção da safra atual, que está maior do que a temporada passada.

De acordo com ele, o ministério da Fazenda apresentará, nas próximas semanas, uma contraproposta para a elaboração do futuro plano agrícola.

“O ministro Fernando Haddad pediu para que toda a equipe dele trabalhe uma semana e apresente uma contraproposta ao Ministério da Agricultura para que a gente possa, então, levar ao presidente Lula e definirmos os números do Plano Safra 2023/24”.

  • Compartilhe:

© Copyright - Todos os direitos reservados - Acrioeste 2024