Operação Florestal 2023 é lançada em Barreiras

A região Oeste da Bahia registra no período de junho a novembro de cada ano, altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar e esse ano, em decorrência do El Niño, quando as águas do Oceano Pacífico estão com temperaturas mais elevadas, as chances de queimadas na região aumentam significativamente.

Em função disso, foi lançada no último dia 23, em Barreiras, pelo o 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Barreiras, Operação Florestal Bahia 2023. O evento solene ocorreu em cerimônia realizada na sede da corporação. Na oportunidade, houve a entrega oficial da nova Base Florestal, que funciona no mesmo espaço do Grupamento e será ponto estratégico para atuação dos Bombeiros Militares Especialistas em Prevenção e Combate a Incêndios Florestais.

Em decorrência do lançamento da Operação Floresta Bahia no ano passado, o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia alcançou bons resultados em relação ao combate de queimadas e à prevenção. Segundo a Corporação, dados da Operação Guardiões do Bioma mostram que o Estado teve destaque atuando em 4.648 eventos de fogo, ocupando o primeiro lugar entre os demais estados da Federação, neste quesito.

A Associação Baiana de Pecuária (Acroioeste), parceira de Operações semelhantes a esta lançada pelo 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Barreiras, tem demonstrado sua preocupação com a possibilidade no aumento dos focos de queimadas na região, o que coloca em risco os rebanhos dos criadores.

Estiveram presentes, o comandante geral do Corpo de Bombeiros na Bahia, coronel Adson Marchesini; o secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner; o secretário de Meio Ambiente do Estado, Eduardo Mendonça Sodré Martins; o comandante do 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Barreiras, ten. cel. BM Leonardo Araújo Cedraz; também o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso.

  • Compartilhe:

© Copyright - Todos os direitos reservados - Acrioeste 2024