Novo protocolo da Embrapa potencializa precocidade reprodutiva em bovinos de corte

O P14 é apresentado como uma revolução na pecuária de corte, acelerando o ciclo reprodutivo de novilhas Nelore de 14 meses

Fonte Giro do Boi

O P14 é apresentado como uma revolução na pecuária de corte, acelerando o ciclo reprodutivo de novilhas Nelore de 14 meses, sem prejudicar o desempenho produtivo. Entenda como essa inovação pode melhorar a qualidade da carne e eficiência dos sistemas de produção.

A Embrapa lança o Protocolo Embrapa +Precoce P14, uma solução inovadora que promete acelerar o ciclo reprodutivo de novilhas Nelore de 14 meses, mantendo a eficiência produtiva.

A precocidade é uma característica fundamental na pecuária de corte, e o P14 surge como uma revolução no setor, aumentando a taxa de prenhez e o ganho de peso das novilhas. O protocolo está sendo apresentado durante o Sexto Simpósio Repronutri, em Campo Grande, MS.

Lote de novilhas para desafio de precocidade. Foto: Divulgação

Inovação na pecuária: o que é o protocolo Embrapa +Precoce P14?

Desenvolvido pela Embrapa em conjunto com uma equipe multidisciplinar de pesquisadores, o Protocolo +Precoce P14 é uma solução que visa acelerar o ciclo reprodutivo de novilhas Nelore, permitindo a prenhez já na primeira estação de monta, por volta dos 14 meses.

Esse avanço na pecuária de corte tem o potencial de ampliar a taxa de prenhez e o ganho de peso das novilhas, resultando em maior eficiência na produção de carne por hectare.

Desafio das precocinhas: como emprenhar mais novilhas Nelore com a IATF?

Os benefícios da precocidade na pecuária de corte

A precocidade é um fator determinante na pecuária de corte, uma vez que afeta diretamente a qualidade da carne e a eficiência dos sistemas de produção.

Além de melhorar a taxa de prenhez, a precocidade contribui para um rápido ganho de peso das novilhas, aumentando a produção de carne por área.

Esse avanço é especialmente relevante em sistemas intensivos, onde cada hectare deve ser otimizado. O Protocolo +Precoce P14 é resultado de quatro anos de pesquisas e experimentos, e abrange aspectos genéticos, reprodutivos, nutricionais, de manejo e saúde animal.

Com o objetivo de acelerar a maturidade sexual das novilhas, o protocolo permite que elas sejam emprenhadas na primeira estação de monta, aos 14 meses, sem comprometer seu desempenho produtivo.

Isso representa um ganho de peso diário significativo, garantindo um crescimento saudável ao longo da vida das fêmeas.

Bovinos da raça Brangus. Foto: Divulgação

Adaptação a outras raças bovinas

Embora tenha sido inicialmente desenvolvido para a raça Nelore, o Protocolo +Precoce P14 pode ser adaptado e aplicado a outras raças bovinas.

Isso significa que produtores de diferentes contextos na pecuária de corte podem se beneficiar dessa inovação, impulsionando a eficiência de seus sistemas de produção.

Em testes realizados entre 2020 e 2023, pesquisadores avaliaram a eficácia do protocolo em rebanhos da raça Nelore.

As taxas de prenhez variaram entre 51,6% e 65,8%, indicando resultados promissores. Além disso, em fazendas comerciais em Mato Grosso do Sul, observou-se um ganho de peso impressionante em bezerros e novilhas, destacando o potencial do P14 na produção de bovinos de corte.

  • Compartilhe:

© Copyright - Todos os direitos reservados - Acrioeste 2024