Novilha de primeira cria: qual a suplementação mais adequada para ela?


Fonte Giro do Boi

Para as novilhas de primeira cria, também chamadas de primíparas (que vão parir pela primeira vez) qual o tipo de suplementação nutricional mais adequada?

A dúvida veio do pecuarista Gilson Gomes, de Vilhena (RO). O produtor quer uma boa recomendação de olho, inclusive, numa reconcepção dos animais.

Quem respondeu essa pergunta foi o zootecnista Rafael Cassiolato, especialista em reprodução bovina. Segundo especialista, para cada condição de pasto, há uma recomendação adequada a esse tipo de fêmea.

1. Pasto em época das águas

No momento de boa oferta de forragem, a recomendação é de uma oferta de proteinado de baixo consumo.

2. Pasto em época de início de estiagem

Quando a oferta de chuvas começa a baixar e a oferta de forragem não é tão interessante, a recomendação é de um proteinado de alto consumo.

3. Pasto em plena seca

Neste período a saída é também oferecer um proteinado de alto consumo, pois ainda há disponibilidade de pasto.

4. Sem pasto em plena seca

Nesse caso, além do proteinado de alto consumo, é importante pensar numa fonte de fibras, como uma silagem ou um feno associado a uma ração.

Boia do gado na hora certa

“O horário de trato dos animais também é bastante interessante. Bovino gosta de rotina. Então, quanto mais próximo dos mesmos horários a gente fizer o tratamento, melhor será para os animais.

A dica do especialista é fazer com que os animais aproveitem ao máximo o capim, mesmo quando a forrageira estiver um pouco passada e em condições piores.

Para forçar o consumo dessa passagem os proteinados e ração só devem ser oferecidos no cocho nos horários mais quentes.

Isso forçará os animais a pastejarem no período da manhã e da tarde. O objetivo é evitar o o efeito de substituição dos animais do pasto pela nutrição no cocho.

  • Compartilhe:

© Copyright - Todos os direitos reservados - Acrioeste 2024