Nelore BINO completa 25 de seleção e promove a maior e melhor oferta de genética de sua história

Texto: William Koury Filho

Moldado pela ciência para ser produtivo e rústico, o Nelore BINO é uma seleção desenvolvida no ambiente desafiador do Oeste Baiano.

Há 25 anos, a Agropastoril Antônio Balbino investiu em matrizes Nelore PO das tradicionais famílias criadoras Calmon e D´Almeida Borges, além de um lote de novilhas de linhagem baiana da família de Miguel Vita. Assim nasceu o Nelore BINO.

Embora relativamente jovem, a marca tem muita história para contar – com resultados que não acontecem por acaso. A somatória da origem a partir de um rebanho já selecionado e adaptado na Bahia com a utilização de tecnologias para medir, selecionar e multiplicar características de interesse econômico faz com que o Nelore BINO evolua a passos largos, sem perder a essência funcional responsável pela raça Nelore dominar as pastagens brasileiras.

No DNA do gestor, o agrônomo Antônio Balbino, consta o perfil técnico e a herança de uma família tradicional na política e no desenvolvimento do agronegócio baiano. Balbino sempre esteve atualizado para definir suas estratégias de criação e seleção do rebanho, por isso a utilização de consultorias especializadas para comporem sua equipe se tornou uma regra. É o verdadeiro espírito de time.

O Nelore Bino seleciona seu rebanho Nelore PO sob o registro da ABCZ, desde 2006, além de participar dos programas de melhoramento da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) e do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas).

A precocidade de destaque no Nelore BINO , seus reprodutores são comercializados com média de idade de 23 meses, já completamente maduros para iniciar a vida reprodutiva; suas novilhotas têm respondido muito bem ao desafio da precocidade sexual sem muito luxo na dieta. É a pecuária de ciclo curto se utilizando de genética eficiente e explorando de forma otimizada os recursos de pastagem e suplementação a fim de aumentar a produtividade e gerar mais lucro – pecuária com pé no chão!

Para complementar uma seleção que considera o ambiente, há 16 anos, o Nelore BINO realiza sua tradicional prova de ganho em peso a pasto, que é oficializada pela ABCZ. Estratégica para boa formação dos grupos de manejo, a prova traz resultados fenotípicos importantes para seleção dos indivíduos melhores adaptados ao sistema de produção e clima do Oeste Baiano.

Para compor a prova, são consideradas as avaliações visuais pela metodologia EPMURAS, importante ferramenta para seleção do biotipo produtivo e funcional – assim como a raça, e a mensuração das características de carcaça por ultrassonografia.

Todas essas medidas fenotípicas compõem um índice de seleção intra-rebanho que é somado às avaliações genéticas e genômicas da ANCP e do PMGZ. A partir daí é constituído o critério de seleção que tem por base o conceito Boi com Bula – ou seja, que equilibra morfologia com avaliações genéticas. É assim que a marca segue no rumo do Nelore Produtivo, Adaptado, Funcional e Lucrativo.

Como em projetos de melhoramento genético bem conduzidos as safras mais novas são, em média, superiores as mais antigas, podemos dizer que esta será a melhor oferta de reprodutores que a marca já colocou no mercado com os animais da geração 2019. Além dos touros, este ano acontecerá a maior e melhor oferta de fêmeas destes 25 anos de seleção. Serão comercializadas cerca de 150 matrizes Nelore BINO prenhes , a forma para se produzir touros PO melhoradores.

Para este grande evento comemorativo que acontece nos dias 20 e 21 de novembro, serão disponibilizadas para venda um time de doadoras jovens e provadas para os criadores que desejarem estar entre os melhores do Brasil. Já que falamos das doadoras, vale dizer que também serão comercializados 50% das cotas de touros de Central recém contratados, dando a oportunidade de você ficar sócio deste criatório que tem ganho cada vez mais evidência no cenário nacional.

Leilões:

Dia 20 de novembro
25 reprodutores produtos de FIV com jovens doadoras
150 matrizes – barriga de touro e doadoras para multiplicar em larga escala

Dia 21 de novembro
230 reprodutores participantes da PGP oficial pela ABCZ

Todos os animais a venda possuem Registro Genealógico Definitivo pela ABCZ, participam dos programas de melhoramento genético da ANCP e PMGZ, avaliações por ultrassonografia de carcaça pela AVAL e avaliações intra-rebanho pela BrasilcomZ – Zootecnia Tropical que certifica pelo conceito Boi com Bula.

Informações:

77 99954 2138 com Sônia
77 98102 7878 com Antônio Balbino
16 98122 2255 com William Koury Filho

  • Compartilhe:

© Copyright - Todos os direitos reservados - Acrioeste 2024