Melhoramento genético eleva qualidade do rebanho do Oeste da Bahia

Ano após ano a qualidade do rebanho do Oeste da Bahia tem evoluído e atraído compradores de vários estados brasileiros. Diversos empreendimentos agropecuários da região tem investido grande soma de recursos na melhoria genética de seus rebanhos e entre elas destacamos a Agro Antonio Balbino. Com histórico de investimentos, a Agro Antonio Balbino passou a ser referência na oferta de gado Nelore PO com genética superior, capaz de proporcionar maior rentabilidade ao criador.

São 27 anos de seleção neste ambiente desafiador onde só os mais adaptados se reproduzem e desempenham bem, associados a acasalamentos criteriosamente dirigidos, considerando avaliações genéticas e morfológicas pelo conceito Boi com Bula. Por consequência, a cada ano, a safra é mais padronizada e consistente para transmitir o biotipo produtivo e funcional.

Esse tem sido um processo contínuo de seleção e de reprodução dos animais com as características desejadas para melhorar a qualidade da próxima geração e tornar a produção mais eficiente e lucrativa.

O processo de melhoria genética da Agro Antonio Balbino, tem por objetivos aumentar a fertilidade do rebanho, a precocidade, diminuir o intervalo de gerações, melhorar o ganho de peso e a qualidade da carne.

Os critérios de seleção são biotipo, fertilidade e produtividade das matrizes, além do registro definitivo pela ABCZ que avalia o padrão racial e também cuida da funcionalidade dos aprumos.

A superioridade em relação a população da raça Nelore em todas as características são avaliadas pelo Programa de Melhoramento Genético do Zebu (PMGZ), a maior base de dados de bovinos do mundo, chancelado pela Associação Brasileira do Criadores de Zebu (ABCZ).

Segundo William Koury Filho, Consultor técnico da BrazilcomZ, a genética da Agro Antonio Balbino traz um reflexo muito forte para a pecuária comercial. “Tem sido um trabalho árduo, com grande investimento, muitas mensurações, muitas medidas, até chegar a um produto que vai incrementar em características econômicas, não só para a região Oeste da Bahia, mas para a pecuária brasileira como um todo, uma vez que os animais ofertados pela Agro Antonio Balbino passou a ser referência nacional”, disse William Koury, ressaltando que é um privilégio para o Oeste Baiano ter uma seleção tão séria e tão forte que produz animais adaptados, produtivos e com genética avançada, desenvolvidos pela ciência e prontos para desempenhar nos principais rebanhos brasileiros.

Já consolidada no melhoramento de gado de corte, a Agro Antonio Balbino, percebendo uma grande lacuna no setor leiteiro e uma oportunidade de negócio, passou a desenvolver genética em gado de leite e destinou grande parte de suas pesquisas neste setor.

Atualmente o empreendimento agropecuário tem desenvolvido melhoramento genético em cruzamentos que resultaram novilhas Girolando e Guzolando com alto potencial produtivo e que tem ajudado a alavancar as bacias leiteiras dos municípios do Oeste da Bahia.

Para fechar com chave de ouro o ano de 2023, a Agro Antonio Balbino promoverá de 17 a 20 de novembro, o AB Weekend, com oferta de Touros e Matrizes Nelore e Novilhas Girolando e Guzolando. O AB Weekend acontecerá na Fazenda Santo Antonio, em Angical, com a seguinte programação: Dia 17, a partir das 10h, Dia de Campo na Fazenda Santo Antonio para apresentação dos animais; Dia 18, às 14h, a 18ª Prova de Ganho em Peso a Pasto, com oferta de 180 Touros Jovens da Safra 2023; Dia 19, às 10h, Leilão de 80 Touros Reserva AB e às 14h, Leilão de 150 Novilhas AB. No dia 20, encerrando o Weekend AB, às 20h, Leilão Genética Leiteira AB, com 70 novilhas Guzolando e Girolando.

Os leilões serão transmitidos pelas redes sociais da Remate+ Web e estará a cargo da Leiloeira Programa Leilões.

  • Compartilhe:

© Copyright - Todos os direitos reservados - Acrioeste 2024