Leilão Virtual Senepol da Pajeú

Chancelado pela ABCB Senepol, acontece no próximo dia 30 de novembro o Leilão Virtual Senepol da Fazenda Pajeú. Localizada no município de Santa Rita de Cássia, Oeste da Bahia, a Fazenda Pajeú é referência na Bahia em produção de Senepol PO.

Com mais de mais de 40 anos dedicados a pecuária, a Pajeú vivenciou todas as transformações que a atividade passou ao longo do tempo.

Anteriormente a fazenda estava mais voltada para recria e engorda. Depois, Paulo Tarso, proprietário da Pajeú passou a intensificar, também, a parte de cria, participando assim, de todas as etapas do processo de produção.

Inicialmente Paulo Tarso tinha como base de criação a região Sudeste da Bahia, mas depois da grande seca que ocorreu em 2012, resolveu investir na região Oeste da Bahia, em uma propriedade adquirida no município de Santa Rita de Cássia.

No ano 2016, em busca de um taurino que suportasse as adversidades climáticas da região, que fosse mais precoce, e que tivesse carne de qualidade, foi adquirido a primeira leva de tourinhos da raça Senepol.

A raça chegou, se provou em diversos cruzamentos realizados. E hoje, é a principal ferramenta de cruzamento industrial. O Senepol da Pajeú é selecionado e multiplicado para atender os mais exigentes
rebanhos.

Uma raça taurina de gado de corte, o Senepol foi desenvolvido na Ilha Caribenha de St. Croix, proveniente de cruzamentos entre o gado N’Dama, importados no final do século 19 do Senegal, e gado Red Poll. Não possuem chifres, possuem pelos curtos, de cor vermelha, preta ou marrom.

Os animais apresentam um rápido crescimento, isso favorece a pecuária de corte fazendo com que o ciclo de engorda seja muito curto. São características como a elevada capacidade de transformação de pasto (proteína vegetal) em carne (proteína animal) que deixa o gado pronto para o abate rapidamente, ou seja, com maturação de peso e carcaça frigorífica em idades ainda precoces.

Tolerância ao calor

Pela origem genética aliada a um processo de seleção fechada por séculos nas ilhas caribenhas, o Senepol, tornou-se um animal com alta capacidade de adaptação a diferentes ambientes. Adapta-se a diferentes níveis de manejo da pecuária e encontra alimento em lugares que outras raças dificilmente têm capacidade de obter. Pode sobreviver sem água por vários dias, além de viver bem em regiões pantanosas, de mata, de cerrado, áridas, de campos quentes ou frios. Os cascos pretos, fortes e resistentes a todo tipo de solo e topografia favorecem a raça.

O Leilão Virtual Senepol da Pajeú terá transmissão pelo Canal do Criador e Lance Rural, através dos canais 197 Net, 697 Claro, 166 Sky, 591 Vivo TV e pela parabólica no canaldocriador.com.br, com retransmissão pela Remate Web numa realização do Programa Leilões.

  • Compartilhe:

© Copyright - Todos os direitos reservados - Acrioeste 2024