Final de semana terá tempo firme no Centro-Sul e mais chuvas para o Matopiba

Tendência é de retorno de chuvas no Centro-Oeste a partir de segunda-feira, dia 9

Fonte Notícias Agrícola

O final de semana será de tempo seco para boa parte do país. Mantendo as condições dos últimos dias com chuvas apenas para o Norte e Nordeste, as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) sinalizam o retorno das chuvas para o Centro-Sul do Brasil apenas a partir da próxima segunda-feira, dia 9.

Uma intensa massa de ar seco está em atuação em todo o Centro-Sul, enquanto chuvas mais expressivas são registradas nas regiões Norte e Nordeste. Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, áreas do Norte e Nordeste receberam chuvas acima de 30 mm nos últimos dias. A Bahia recebeu os maiores volumes, com precipitação de até 200 mm na região central do estado.

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 3 dias:

Para os próximos dois dias, o Inmet segue indicando chuvas volumosas em áreas do Matopiba. De acordo com o modelo, o centro-norte do Tocantins pode ter chuvas entre 20 e 40 mm. Os mesmos volumes são esperados para o sul do Maranhão e extremo sul do Piauí. Também são esperadas chuvas para o oeste da Bahia, com precipitação entre 20 e 30 mm.

“Atenção para chuva moderada a forte, com raios e com rajadas de vento por vezes fortes no centro-norte do Amazonas, em Roraima, no centro-leste e sul do Amapá, no norte do Pará, no centro-norte do Maranhão, na faixa central do Piauí, no centro-leste da Bahia e norte de Minas Gerais”, destacou a Climatempo.

Ainda de acordo com a Climatempo, chuvas pontuais podem acontecer a partir da tarde desta sexta-feira, 06, sobre o norte de Mato Grosso, o norte de Goiás e o Distrito Federal. “Dia nublado e com risco de chuva forte no centro-oeste da Bahia, no sul do Piauí e do Maranhão, em Palmas e no centro-leste e norte do Tocantins, no centro-leste do Pará e na região de Santarém”, complementa a previsão.

  • Compartilhe:

© Copyright - Todos os direitos reservados - Acrioeste 2024