Fazenda Timbós realizará primeiras edições de PGP a pasto, chancelada pela ABCZ, em Formosa do Rio Preto, BA

O município de Formosa do Rio Preto, Oeste da Bahia, passa a integrar o calendário de Provas de Ganho em Peso a Pasto (PGP), chancelada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebuínos (ABCZ). A Fazenda Timbós, de propriedade do pecuarista José Maria de Albuquerque Júnior (Zé Maria), localizada nas proximidades da comunidade de Malhadinha, zona rural de Formosa do Rio Preto, será a sede da 1ª e 2ª Prova de Ganho em Peso a Pasto do município.

Os trabalhos para definição dos piquetes da PGP estão em pleno vapor e em breve estarão prontos para receberem os animais.

A PGP é um teste de desempenho para bovinos de corte que objetiva a identificação de indivíduos geneticamente superiores para características de interesse econômico relacionadas, principalmente, ao potencial de crescimento e qualidade da carcaça e serve para consolidar o processo de melhoramento genético do produtor.

De acordo com Zé Maria, dentro do planejamento que inclui todas as ferramentas de melhoramento genético, a PGP vem consolidar todas elas dentro de uma só avaliação dos animais das desmamas até o sobreano. “É uma ferramenta onde selecionadores que realmente objetivam oferecer ao mercado animais geneticamente superiores, deveriam adotar. Além de apresentar números, mostra um desempenho real de ganho médio diário de peso, de volume muscular, acabamento de carcaça e de circunferência escrotal”.

Zé Maria ressalta ainda que por estar com um rebanho em franca evolução, as PGPs servirão de balizador em suas ações. “As PGPs da Fazenda Timbós terão aproximadamente 70 animais inscritos, divididos em 35 animais em cada prova, com limite máximo de 60 dias de idade entre os lotes, sendo 50 oriundos da própria fazenda (nelore JMAJ) e o restante de convidados, entre eles, Agropastoril Antonio Balbino (Nelore BINO), Fazenda Madras e Adelar Geller (Nelore FUT), além de animais do criador Francisco Sales Campos (Chico Sales – nelore NEBA), parceiro no melhoramento genético do núcleo PO Linhagem Baiana da Fazenda Timbós”.

Com início previsto para 18 de agosto, terá como novidade, assim que os animais adentrarem na prova, avaliação com ultrassom de carcaça, ao contrário do que é tradicionalmente feito, onde a avaliação com ultrassom só é realizada na última fase. “Como também vamos aferir características fenotípicas externas: mensurações corporais (Altura de Anterior e Posterior, Perímetro torácico); Circunferência Escrotal (CE), Estrutura corporal (E), precocidade (P), musculosidade (M), umbigo (U), características raciais (R), aprumos (A), características sexuais (S) – (EPMURAS) e internas: como Área de Olho do Lombo (AOL), Marmoreio, Espessura de Gordura Subcutânea (EGS) e Espessura da Gordura da Picanha (EGP), faremos junto com outras avaliações, estas avaliações no início e final das provas são fundamentais”, concluiu o pecuarista.

Touro Dedicado JRG. Outro raçador da Linhagem Baiana Fechada que terá descentes na PGP da Fazenda Timbós

Touro Tigre da Trindade, principal Raçador da parceria Nelore JMAJ e Nelore Neba

  • Compartilhe:

© Copyright - Todos os direitos reservados - Acrioeste 2024