Embrapa Gado de Corte desenvolve Centro de Manejo com tecnologias focadas em bem-estar animal

Novo Centro de Manejo de Baixo-Estresse segue os preceitos de bem-estar animal, principalmente na atenuação do estresse que normalmente ocorre durante o manejo

Fonte Portal DBO

O conceito e as técnicas adotadas para oferecer melhor qualidade de vida aos animais já fazem parte do dia a dia da pecuária e têm ganhado cada vez mais espaço na atividade. Com foco em entender o comportamento do rebanho e o impacto das medidas, a Embrapa Gado de Corte, localizada em Mato Grosso do Sul, desenvolveu um novo Centro de Manejo de Baixo-Estresse, que segue os preceitos de bem-estar animal, principalmente na atenuação do estresse que normalmente ocorre durante o manejo.

Alinhada a estes princípios, a Beckhauser, empresa de desenvolvimento de soluções para o manejo na pecuária na área de contenção bovina, fez a doação do equipamento TotalFlex Vazieira, que contribui para um menor nível de estresse durante as atividades, menos acidentes, manutenção do bem-estar animal; além de garantir a segurança dos trabalhadores no manejo.

Segundo a pesquisadora da Embrapa em ambiência e conforto térmico e zootecnista, Fabiana Villa Alves, ter um tronco de qualidade, que facilite o manejo dentro do curral, traz benefícios como animais mais dóceis e menor nível de estresse durante as atividades.

“Quando falamos em animais a pasto eles são recolhidos, na maioria dos casos, uma vez ao mês, e isso traz um estresse natural, pois o animal sai do seu habitat e vai para um ambiente estranho ao seu dia a dia”, afirma.

Ao longo do processo de desenvolvimento do novo centro, a pesquisadora estudou vários modelos até chegar em um desenho mais moderno da Unidade, que atendesse, com eficiência, as necessidades dos projetos de pesquisa que usam a estrutura como apoio. “Para chegarmos ao melhor modelo precisávamos de um equipamento apropriado e dentro das necessidades do projeto, para vacinação, coleta de sangue, pesagem, entre outros procedimentos de rotina ou de pesquisa”,diz. “Faremos mensurações comparativas, de como era o nível de estresse do animal quando contido num tronco convencional e como será com esse novo, mais moderno e eficiente”, acrescenta Fabiana.

“Nos unir a uma entidade de relevância para o setor é uma forma de evidenciar nosso compromisso com a pecuária brasileira”, diz Mariana Beckheuser, presidente da companhia.

O novo Centro de Manejo de Baixo-Estresse é o primeiro curral operante na Embrapa Gado de Corte que leva em conta o bem-estar animal.

  • Compartilhe:

© Copyright - Todos os direitos reservados - Acrioeste 2021