E-Agro 2021 marca a retomada das feiras agropecuárias presenciais

O evento, que acontece pela primeira vez em Teixeira de Freitas, no Extremo-Sul baiano, é a grande vitrine da inovação para o campo

Ascom Faeb/Senar

Se teve um setor que não parou um só minuto durante a pandemia foi o agropecuário. Dentro de campo, os produtores rurais e as máquinas agrícolas trabalharam a todo vapor para garantir a produção. No entanto, da porteira para fora das fazendas o segmento também deixou de produzir os eventos tão importantes para aquisição de insumos e implementos quanto para a troca de conhecimento e experiência. O jejum foi quebrado na noite desta quarta-feira (17), quando foi declarada aberta oficialmente a E-agro 2021.

A feira itinerante, cujo objetivo é levar inovação e tecnologia, além de gerar negócios, vai movimentar Teixeira de Freitas e todo o extremo-sul baiano até o próximo sábado (20). Só na primeira noite, a organização do evento registrou um público de mais de mil pessoas, que visitaram o Parque de Exposição Temóteo Alves de Brito em busca de novidades para o campo. O local se tornou a principal vitrine de produtos, serviços e geração de conhecimento, através de palestras que reuniram grandes nomes do segmento, a exemplo de Alisson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura e fundador da Embrapa, que dividiu um painel com pesquisador e cientista Mateus Mondin. Eles debateram sobre as tendências do mercado agropecuário e as fazendas do futuro, sendo ovacionados pelo público.

O presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, um dos anfitriões da e-Agro, destacou a importância da realização do evento para toda região. “Esta é uma jovem feira, que foi idealizada com intuito de percorrer vários territórios da Bahia, ressaltando as potencialidades produtivas de cada região e levando aos produtores rurais o que há de mais novo e tecnológico para agregar no seu sistema produtivo. Todos eles estão sedentos para conhecer as novidades, mas eu destaco como a principal delas a realização presencial depois de uma interrupção em decorrência da pandemia de Covid-19. Estamos muito felizes em poder estar hoje reunidos para adquirir insumos e experiências”, pontua.

Jorge Khoury, Superintendente do Sebrae Bahia, co-realizador do evento, ressaltou os benefícios do evento não só para o homem do campo, mas para toda população. “Meu pai já dizia que um ano bom para o comércio é um ano em que a safra é boa, ou seja, o campo movimenta a cidade. Sem dúvida, estarmos aqui hoje é muito bom para o homem do campo, mas também para toda economia de Teixeira de Freitas e região”.

Homenagem

Convidado como palestrante, o ex-ministro Alysson Paolinelli era um dos nomes mais esperados do evento. Com trabalho prestado nas áreas da docência e pesquisa, Paolinelli foi homenageado no evento, recebendo uma placa de agradecimento pela sua contribuição para alavancar a produção agrícola brasileira, tirando o país da condição de importador para exportador de alimentos, feito que lhe rendeu indicação ao Prêmio Nobel da Paz.

“Estou surpreso com a homenagem e as minhas palavras aqui só podem ser de agradecimento. Quero dizer que não sou melhor que nenhum de vocês, apenas sou um homem que tem a sensibilidade de reconhecer pessoas e me cercar delas. Toda pesquisa que realizei eu contei com a ajuda de muita gente. Tenho mais de 60 anos de profissão e quero passar o meu bastão, já desgastado, mas com muita sabedoria, para essa moçada cheia de disposição para fazer mais e melhor do que eu”, disse.

A feira

Em uma árera de mais de 15.000 m², a e-Agro 2021 reúne cerca de 70 estandes, com representação de aproximadamente 200 marcas de equipamentos agrícolas, pulverizadores, irrigação, fertilizantes, defensivos, drones e softwares, além de instituições financeiras que trazem linhas de crédito rural, com condições diferenciadas de contratação para os visitantes da feira.

O local conta com toda infraestrutura necessária, como auditórios, praça de alimentação, enfermaria e um espaço totalmente tecnológico, chamado de sala de imersão, onde os visitantes podem “mergulhar” na história do agro e participar de simulações de operação de máquinas agrícolas.

A e-Agro é uma feira itinerante, que nasceu em 2019, sendo realizada primeiro em Vitória da Conquista. Em 2020 o evento ocorreu de forma virtual. Em sua terceira edição, sendo a segunda presencial, tem Teixeira de Freitas como palco.

Também participaram da cerimônia de abertura Carlos Andrade, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia; Josías Gomes, secretário de Desenvolvimento Rural do Estado, representando o governador Rui Costa; o diretor-geral da Adab, Oziel Oliveira; o prefeito de Teixeira de Freitas,  Marcelo Belitardo; o vice-presidente da Comissão da Agricultura e Pecuária na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Sandro Regis; e Dori Neves, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Teixeira de Freitas.

  • Compartilhe:

© Copyright - Todos os direitos reservados - Acrioeste 2024