‘Crime’, diz Fávaro sobre invasão da Embrapa pelo MST

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, condenou a ação do MST, que invadiu uma área de pesquisas genéticas da Embrapa Semiárido

Fonte Canal Rural

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, chamou de ‘crime’ a invasão, pelo Movimento dos Sem Terra (MST), de uma área de preservação ambiental e de pesquisas genéticas da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa Semiárido), órgão do governo federal, em Pernambuco.

Em uma rede social, o ministro, que está em Londres, na Inglaterra, escreveu:

“Inaceitável! Sempre defendi que o trabalhador vocacionado tenha direito à terra. Mas à terra que lhe é de direito! A Embrapa, prestes a completar 50 anos, é um dos maiores patrimônios do nosso país. O agro produz com sustentabilidade se apoia nas pesquisas e todo o trabalho de desenvolvimento promovido pela Embrapa. Atentar contra isso está muito longe de ser ocupação, luta ou manifestação. Atentar contra a ciência, contra a produção sustentável é crime e crime próprio de negacionistas”.

Integrantes do MST invadiram uma área pertencente a Embrapa Semiárido, em Petrolina (PE), na madrugada deste domingo, 16.

O local invadido funcionava o antigo Serviço Produtos e Mercados (SPM), que encerrou suas atividades de produção de sementes faz alguns anos.

Em nota, o MST afirma que local foi ocupado por 600 famílias “com intuito de transformar essa terra devoluta em um projeto de assentamento da reforma agrária”.

Em uma nota divulgada pela Embrapa Semiárido, nesta segunda-feira, 17, a empresa que a invasão “foi realizada em terras agricultáveis e de preservação da Caatinga”.

MST e o governo federal

Até o momento, Fávaro é o primeiro integrante do 1º escalão do governo federal que condenou publicamente a invasão da Embrapa.

Até o início da noite desta segunda-feira, 17, apenas parlamentares haviam se manifestaram sobre o tema.

No início de março, durante a posse do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion (PP-PR), o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse seria intransigente e repudiaria invasões de terras produtivas.

“Se fomos intransigentes com aqueles que invadiram o Congresso Nacional, seremos intransigentes e vamos repudiar invasões de terras produtivas”, disse Fávaro naquela ocasião.

  • Compartilhe:

© Copyright - Todos os direitos reservados - Acrioeste 2024