Brasil poderá exportar gado em pé para a Indonésia

De acordo com os protocolos firmados entre os dois países durante a Cúpula da Amazônia, também poderão ser exportados subprodutos de animais para alimentação animal

Fonte Mapa

Dois importantes protocolos relativos à inspeção e aprovação do país e estabelecimentos para exportação de produtos da agropecuária brasileira foram firmados entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e as autoridades sanitárias da Indonésia.

A cerimônia de assinatura foi realizada em Belém, no Pará, onde as autoridades sanitárias da Indonésia estiveram reunidas por ocasião da Cúpula da Amazônia.

De acordo com os protocolos firmados, poderão ser exportados gado, que contribuirá para o melhoramento genético do rebanho da Indonésia, e subprodutos de animais para alimentação animal.

Estiveram presentes o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, o superintendente Federal de Agricultura e Pecuária do Pará, Jesus de Nazareno Magalhães de Sena, o ministro de Assuntos Marítimos e Investimentos da Indonésia, Luhut Binsar Pandjaitan, o diretor-geral de Pecuária e Saúde Animal da Indonésia, Dr. Ir. Nasrullah, e a diretora de Saúde Animal da Indonésia, Nuryani Zainuddin.

Somente entre os meses de janeiro a julho deste ano, as exportações de produtos brasileiros para a Indonésia somaram mais de U$ 1,98 bilhão.

Farelos de soja e outros alimentos para animais (excluídos cereais não moídos), farinhas de carnes e outros animais representam 51% dos produtos exportados para o país no período.

“Ao longo destes sete meses estamos trabalhando com muito afinco na expansão dos nossos mercados, na pauta de exportações com valor agregado, que gera emprego tanto para o campo, quanto para a cidade”, comentou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Em maio, Fávaro realizou uma reunião virtual com o ministro da Agricultura da Indonésia, Yasin Limpo, para tratar do fortalecimento das relações comerciais entre os países. No início deste ano, a Indonésia anunciou a abertura de mercado para a carne bovina brasileira.

  • Compartilhe:

© Copyright - Todos os direitos reservados - Acrioeste 2024