Brasil perde Alysson Paolinelli

Morreu na manhã de hoje, 29, em Belo Horizonte, o ex-ministro de agricultura Alysson Paolinelli, aos 86 anos.

Agrônomo e político brasileiro, Paolinelli era formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras/MG. Especializou-se nos estudos sobre o potencial da região do Cerrado para a produção agrícola.

Em 1971 assumiu o cargo de Secretário de Agricultura de Minas Gerais e posteriormente, em 1974, foi nomeado ministro da Agricultura no governo de Ernesto Geisel, durante a época da ditadura militar. Já em 1987, durante a Assembleia Nacional Constituinte, Alysson Paolinelli foi eleito deputado federal, desempenhando um papel essencial na Subcomissão da Política Agrícola e Fundiária e da Reforma Agrária, colaborando para a construção de políticas relevantes nessa área.

Ele foi apontado por muitos como um dos maiores nomes da agricultura brasileira e grande defensor da segurança alimentar mundial, sendo um dos principais responsáveis pela introdução da tecnologia na produção agrícola, contribuindo para que o Brasil se tornasse uma potência no setor.

Paolinelli idealizou o Programa Integrado de Pesquisas Agropecuárias do Estado de Minas Gerais (Pipaemg), que serviu de base para a criação da Epamig, da Embrapa e do Sistema Cooperativo de Pesquisa Agropecuária (SCPA).

Indicação ao Prêmio Nobel da Paz 2021 – Indicação de Alysson Paolinelli ao Nobel da Paz foi o reconhecimento da sua dedicação ao desenvolvimento da agropecuária brasileira. Alysson Paolinelli foi líder da revolução agrícola tropical sustentável que deu autossuficiência de alimentos ao Brasil, transformou o país em potência agroalimentar e criou horizontes para a segurança alimentar mundial e o desenvolvimento sustentável de países do cinturão tropical.

Com a revolução agrícola tropical e a maior oferta de comida, reduziu-se o custo relativo da alimentação no orçamento familiar, liberando renda para outros consumos. Aumentou-se o bem-estar e vieram melhorias sociais que refletem na vida brasileira até hoje.

Incansável, Paolinelli sempre trabalhou pela evolução da produção sustentável de alimentos. Entre suas iniciativas atuais, fundou e preside o Fórum do Futuro, um centro de estudos que reúne diversos cientistas e debate possibilidades de melhoria da produção agropecuária.

Prêmio Mundial de Alimentação – Em 2006 Alysson Paolinelli ganhou o Prêmio Mundial de Alimentação (em inglês: World Food Prize) em reconhecimento as conquistas que pessoas como ele contribuiram para o avanço do desenvolvimento humano em aprimorar a qualidade, quantidade e disponibilidade de alimentos no mundo.

Atualmente, era presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) e do Instituto Fórum do Futuro, além de embaixador da Boa Vontade do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e responsável pela Cátedra Luiz de Queiroz, da Esalq.

  • Compartilhe:

© Copyright - Todos os direitos reservados - Acrioeste 2024