Boas práticas de vacinação: estratégias que melhoram a saúde e bem-estar do rebanho

As boas práticas de vacinação são indispensáveis na profilaxia e controle das principais clostridioses que acometem o rebanho

Fonte Canal Rural

Animal protegido e saudável diminui possíveis custos com tratamento e prejuízos. O que, consideravelmente, eleva a performance e bem-estar do rebanho. Por isso, a vacinação é indispensável como método profilático das principais doenças, entre elas, as clostridioses que podem acometer a propriedade. De acordo com estimativas do mercado, mais de 400 mil animais morrem anualmente em decorrência das clostridioses, o que gera prejuízos bilionários.

Visto que muitos surtos de doenças estão ligados às falhas vacinais, a correlação entre vacinação e boas práticas deve ser aplicada de forma assertiva com o auxílio de manejo adequado e calendário sanitário. Afinal, um bom manejo é fundamental para uma melhor resposta vacinal, o que consequentemente melhora o desempenho e produtividade dos animais de produção.

Etapas para uma boa vacinação

Além da qualidade da vacina e imunidade do animal, alguns fatores devem ser considerados, como:
Planejamento: Organizar as datas de vacinação, seguindo o calendário, é primordial para manter todo o rebanho protegido. Além de adquirir todo o material necessário para o período específico de imunização;
Local de manejo: O lugar onde será realizada a vacinação precisa ser inspecionado previamente ao dia agendado, verificando se a estrutura está adequada;
Estabelecimento: Tão importante quanto adquirir a vacina que você confia, é escolher o estabelecimento onde irá comprá-la. Garanta que o local siga todas as devidas orientações de armazenamento das vacinas.
Materiais: Agulhas, pistolas, vidros extras caso seja necessário, álcool 70%, caixa térmica e gelo para conservação são imprescindíveis para o dia da vacinação;
Transporte: Aconselha-se respeitar em média uma parte de vacina para duas de gelo (gelo cubo, gelo gel), existem caixas térmicas com termostato, ou termômetros que podem ser acoplados para acompanhar a temperatura ao longo do transporte;
Vacina: A vacina escolhida deve respeitar o calendário sanitário específico de cada propriedade. Além disso, deve ser de confiança e aprovada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Após a escolha da vacina, faz-se necessário conservá-la adequadamente com temperatura ideal entre 2ºC e 8ºC.

Obedecer todo processo é fundamental para evitar a incidência de clostridioses e manter o rebanho seguro, saudável e com excelente performance.

Clostridioses: Doenças potencialmente infectantes

Clostridiose é um termo que define o grupo de doenças ocasionadas por bactérias anaeróbias, do gênero Clostridium, que têm o solo e o trato gastrointestinal dos mamíferos como reservatório. Existem diversas espécies identificadas, no entanto, apenas algumas são de importância para a Medicina Veterinária. O que as torna potencialmente infectantes, é a capacidade de permanecerem na forma de esporos por longos períodos no ambiente, e assim, contaminar muitos animais.

As clostridioses possuem altas taxas de morbidade e mortalidade, trazendo muitos prejuízos à produção. Essas bactérias causam a doença através da invasão dos tecidos, ou pela produção de toxinas que podem ser ingeridas pré-formadas ou se formarem já no organismo do animal.

Para evitar que estes transtornos cheguem na sua propriedade, acarretando prejuízos e baixo desempenho animal, faça uso das boas práticas de vacinação e produtos de qualidade. Assim, terá mais desempenho e produtividade.

  • Compartilhe:

© Copyright - Todos os direitos reservados - Acrioeste 2024