Bahia Farm Show 2022 é lançada em Luís Eduardo Magalhães

Foi realizada ontem, 02, no Complexo da Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, o lançamento da maior e mais importante feira de transferência de tecnologia do Norte/Nordeste do País. O evento foi transmitido ao vivo para todo o País pelo Canal Rural.

Estiveram presentes a diretoria da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), realizadora do evento, representantes da Associação dos Revendedores de Máquinas e Implementos Agrícolas (Assomiba), da Associação dos Criadores de Gado do Oeste da Bahia (Acrioeste), das empresas parceiras, das empresas participantes, dos governos Municipal e Estadual, além da imprensa regional.

Após dois anos sem ser realizada em função da pandemia que assolou o planeta, o presidente da Aiba e da Bahia Farm Show, Odacil Ranzi, comentou que esse período sem acontecer ser realizada acabou acarretando prejuízos para a feira devido ao alto custo de manutenção do Complexo Bahia Farm Show. “Nosso custo mensal para manutenção do parque gira em torno de 95 mil reais mensais, mas em função das empresas que haviam reservado o espaço em 2019, e confirmado a presença em 2020, não exigiram que o pagamento fosse restituído, com isso conseguimos, mesmo com dificuldades, manter o parque em condições para a realização da feira em 2022 e o prejuízo deverá ser diluído nos próximos três anos, pois acreditamos no potencial do agronegócio do Oeste da Bahia, acreditamos nos nossos parceiros e acreditamos na força do nome Bahia Farm Show”, afirmou Odacil Ranzi.

Sobre a possibilidade de exigir a apresentação de Certificado Covid para entrar nas dependência da feira em 2022, o presidente da Bahia Farm Show acredita que muita coisa pode acontecer até maio de 2022. “Vamos seguir todas as regras sanitárias exigidas naquele momento. Acreditamos que até lá a pandemia tenha sido extinta e não seja necessário tomar tal atitude. Vamos dar tempo ao tempo e quando chegar o momento decidiremos”, ressaltou.

Sobre os espaços já comercializados, Odacil Ranzi, falou que 97% já estão fechados, tendo sido necessário abrir mais sete novas ilhas para atender a demanda. Além disso, foi construído mais um pavilhão para atender 14 novos expositores, inclusive todos os espaços dos dois pavilhões estão totalmente vendidos.

Após o encerramento da entrevista coletiva, Odacil Ranzi, presidente da Bahia Farm Show e Mario Mascarenhas, presidente da Acrioeste, falaram exclusivamente com nossa reportagem e abordaram a importância da integração lavoura/pecuária, no desenvolvimento sustentável do agronegócio baiano.
“Sabemos que a criação bovina quando feita de forma isolada, acaba gerando um valor agregado menor que o da agricultura, mas quando fazemos essa integração entre bois e grãos, elevamos as duas atividades para outro patamar”, reforçou Odacil, afirmando que quando o Vale se consolidar ainda mais como um grande fornecedor de bezerros e a região do cerrado um local de terminação dos animais para o envio aos frigoríficos, teremos um casamento perfeito em que as duas cadeias produtivas aumentaram suas rentabilidades.

Para Mario Mascarenhas, realizar um leilão de gado de corte na maior vitrine do Norte/Nordeste é fundamental para o fortalecimento da Acrioeste. “Não só a região, mas o Brasil como um todo e outros países sabem da realização e importância da Bahia Farm Show para a divulgação do que o agronegócio é capaz de produzir em riquezas e na garantia da segurança alimentar do planeta. Essa grande vitrine acaba atraindo para a região pessoas interessadas em produzir e gerar riquezas e isso também serve para a pecuária. Recentemente duas fazendas tradicionais na melhoria genética de bovinos no Oeste da Bahia, realizaram com muito sucesso leilões de animais que acabaram sendo comercializados para vários estados do Brasil, numa comprovação de que a genética aqui desenvolvida tem atendido a expectativa de criadores de outras praças tradicionais na criação de zebuínos, inclusive a Agro Antonio Balbino, sediada em Barreiras, atualmente está em 7º lugar no ranking nacional como maior e melhor produtor de genética da raça Nelore”, conclui o presidente da Acrioeste.

A Bahia Farm Show acontece de 31 de maio a 04 de junho de 2022, na cidade de Luís Eduardo Magalhães.

  • Compartilhe:

© Copyright - Todos os direitos reservados - Acrioeste 2024