AgroFormosa 2024 é lançada oficialmente com transmissão ao vivo pelo Canal Rural

Com informações e fotos do Canal Rural

Formosa do Rio Preto, dos maiores municípios produtores de soja do Brasil, realizará a segunda edição de sua feira agropecuária em 2024.

Presente no calendário regional pela primeira vez este ano, a Agroformosa foi lançada no último dia 15 e vai acontecer de 27 a 29 de junho, no Parque Major Leopoldo. O evento de lançamento, exclusivo para convidados, contou com a presença de autoridades e representantes do setor e foi transmitido ao vivo pelo Youtube do Canal Rural.

A feira é realizada pela Associação dos Criadores de Formosa do Rio Preto (Acrifor), que reúne mais de 50 produtores da região. Mais de 250 pessoas estiveram presentes no lançamento. Já a transmissão foi acompanhada por centenas de espectadores de todo o Brasil através do Canal Rural/BA.

Em função da importância regional do evento e por ser uma demanda da população e dos membros do setor produtivo de uma das cidades mais relevantes do cenário da produção agropecuária regional, a AgroFormosa também conta com o apoio da Associação Baiana de Pecuária (Acrioeste). “Desejamos pleno sucesso ao evento e parabenizamos os organizadores”, disse Wagner Pamplona, presidente da Acrioeste.

A feira

A feira agrícola terá o tema “Solo fértil, agro forte” e deve contar com os mais diversos segmentos ligados ao agro, como insumos, máquinas agrícolas, irrigação, instituições financeiras, entre outros. Com infraestrutura ampliada para a próxima edição, os espaços serão distribuídos em uma área de 66 mil m², localizada no Parque de Vaquejada de Formosa.

De acordo com o prefeito do município, Manoel Afonso, grandiosos investimentos em infraestrutura estão previstos para beneficiar ainda mais não só a AgroFormosa, mas o cenário produtivo regional, como a construção de uma subestação de energia e a chegada de novas indústrias à cidade.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, que esteve em visita ao município esta semana, destacou em depoimento gravado e exibido durante a cerimônia a relevância da feira agropecuária para a geração de economia e renda no estado. “A Secretaria de Agricultura e a Agricultura Familiar estarão juntas para fortalecer ainda mais o evento”, disse Rodrigues.

Solo fértil, agro forte

Formosa do Rio Preto é um dos maiores municípios produtores de grãos do Brasil, destacando-se nas culturas da soja, algodão e milho. A cidade faz parte de uma das sub-regiões produtoras do Oeste da Bahia, que é composta ainda pelos municípios de Barreiras, Riachão das Neves e Santa Rita de Cássia.

Para a safra 2023/24, mais de 2,3 milhões de hectares de grãos estão sendo cultivados na região, demonstrando a importância socioeconômica do cenário onde se encontra Formosa do Rio Preto.

A cidade também registra alguns dos maiores números do PIB agropecuário baiano, tendo a pecuária como outra de suas atividades de maior referência. Por lá destacam-se os rebanhos de bovinos, com cerca de 85 mil cabeças de gado, além dos equinos e caprinos.

O evento de lançamento da AgroFormosa 2024 pode ser assistido novamente através do Youtube do Canal Rural, no link: https://youtube.com/live/Iw5fq_ZgHyw

  • Compartilhe:

© Copyright - Todos os direitos reservados - Acrioeste 2024