ADAB anuncia recadastramento obrigatório de todas as propriedades rurais

Ascom Adab

Teve início no último sábado, 01, e vai até o dia 15 de junho, o recadastramento sanitário obrigatório dos produtores e das propriedades rurais, com o objetivo de fortalecer as estratégias de defesa agropecuária, conforme previsto em Portaria publicada pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), em 30 de janeiro. O ato pode ser realizado no escritório da autarquia mais próximo onde o imóvel está situado. O lançamento oficial do recadastramento aconteceu com a presença de gerentes, em Vitória da Conquista, sudoeste baiano.

A decisão foi adotada para fortalecer a rastreabilidade e a vigilância epidemiológica contra enfermidades e pragas de interesse da defesa agropecuária e saúde pública. “O recadastramento é necessário para criar as condições de manutenção e evolução do status sanitário alcançado pelos diversos programas oficiais desenvolvidos pela ADAB, além da manutenção da credibilidade da defesa agropecuária da Bahia junto ao comércio nacional e internacional”, explica o diretor-geral da agência, Maurício Bacelar.
As propriedades de criação terão que recadastrar bovinos, bubalinos, asininos, muares, eqüinos, ovinos, caprinos, suínos e aves. Já as propriedades agrícolas deverão lançar informações sobre todas as culturas em manutenção e aquelas propriedades mistas informarão o que têm de cultivo e as criações. “O recadastramento de propriedades agropecuárias apenas poderá ser realizado pelo proprietário ou por representante oficial. A Portaria prevê penalidades aos produtores que não atenderem ao prazo para recadastramento, que inclui inativação do cadastro, ou seja, o impedimento do trânsito de animais e produtos agropecuários. “O recadastro vem para reforçar o grau de qualidade do sistema de informação de defesa agropecuária da Bahia e é indispensável para planejarmos nossas ações”, ratifica Maurício.

  • Compartilhe:

© Copyright - Todos os direitos reservados - Acrioeste 2024