Acrioeste participa do lançamento da Campanha Decola Oeste

A Associação Baiana de Pecuária (Acrioeste), através de seu presidente Wagner Barbosa Pamplona, marcou presença no lançamento oficial da Campanha Decola Oeste #Todos Pelo Aeroporto de Barreiras, ocorrido na noite de ontem, 29, no auditório o auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras (CDL).

Durante o evento, o local ficou pequeno para comportar as pessoas que atenderam o chamamento da Comissão da Paz para lançamento oficial do movimento popular em prol da reforma do Aeroporto Regional de Barreiras.

Desde do início de 2023, estão sendo realizadas reuniões suprapartidárias com o intuito de analisar os trâmites do projeto, além de registrar solicitações nas secretarias do Estado e da União, visando definir ações estratégicas que serão apresentadas a sociedade e a classe empresarial barreirense, bem como dos 35 municípios que compõem a região Oeste da Bahia.

Principal região produtora de grãos e fibras do Estado, bem como um grande polo educacional, de saúde e de serviços, o Oeste da Bahia enfrenta problemas de conectividade com outras regiões do país devido a falta de infraestrutura adequada no aeroporto de Barreiras, o que impede o pouso de grandes aeronaves.

Dotar o aeroporto de condições de receber voos das principais companhias aéreas, transformará para melhor a região, gerando mais emprego, mais saúde,, mais investimentos, mais eficiência logística de cargas, mais turismo e fortalecimento da indústria e comércio regional.

O evento de ontem contou com a participação da sociedade civil organizada, pré-candidatos a prefeitura de Barreiras, lideranças políticas e representantes da imprensa, unidos no mesmo propósito: #Todos Pelo Aeroporto.

Segundo Wagner Pamplona, a Comissão da Paz, entidade responsável pela campanha, agrega todas as entidades representativas da sociedade civil organizada do Oeste da Bahia. “Atenta as necessidades da região, a Comissão da Paz sempre buscou elaborar metas para sanar os gargalos existentes e atualmente a grande demanda do Oeste da Bahia, inclusive com impactos no próprio Estado da Bahia, é resolver, de uma vez por todas, a questão da reforma do Aeroporto Regional de Barreiras. Nossa região é pujante, com desenvolvimento contínuo fortíssimo, mas que ainda faltam alguns elementos necessários para consolidar esse desenvolvimento e ao mesmo tempo incluir pessoas nessa geração de riquezas, e um deles é o nosso aeroporto”, disse Pamplona.

Também presente no evento, Giovane Zorzo, presidente da CDL Barreiras, relatou que o aeroporto é comércio, é educação, é turismo, é saúde, é desenvolvimento. “A nossa causa é muito além do que um mero meio de transporte. O que podemos dizer para uma pessoa que necessita de uma especialidade médica emergencial inexistente na região, e o profissional médico se recusa a vir para Barreiras devido a incerteza de que o avião vai conseguir pousar, ou mesmo levantar voo e retornar para seu local de origem? A reforma e ampliação do nosso aeroporto é fundamental e de extrema importância’, disse o presidente da CDL.

O diretor da CDL Barreiras, Tiago Quinteiro, lembrou da importância de seguir o passo a passo. “Confirmação do governador nós já temos. O dinheiro já está garantido e reservado. Agora precisamos da aprovação do projeto e num segundo momento promover a licitação. Após passar essas etapas, precisamos criar um Conselho Gestor na região, para acompanhar a execução das obras e dos gastos desse recurso, fazem com que a obra saia o mais rápido possível. Portanto, vamos passo a passo”.

Desde que a Comissão da Paz tomou frente na luta para sanar as principais demandas da região, já foram conseguidos a construção do Contorno Viário de Barreiras, que ajudou a desafogar o trânsito na cidade, a vinda do Corpo de Bombeiros, aumento das Forças de Segurança, a construção do Presídio Regional de Barreiras, entre outras benfeitorias que ajudaram a melhorar a qualidade de vida, não só dos barreirenses, mas de toda as comunidades das cidades circunvizinhas que tem em Barreiras seus pontos de apoios na área de saúde, educação e serviços.

O que falta no momento é todos os agentes (governo da Bahia, empresa responsável pelo projeto, sociedade civil organizada, Secretária de Aviação Civil do Governo Federal) sentarem na mesma mesa, para descobrir o que está emperrando o andamento salutar do projeto. Afinal, de promessas os moradores do Oeste da Bahia já estão cansados, pois lá já se vão 18 anos, com idas e vindas do projeto.

Hoje, às 17h, na praça Castro Alves, centro de Barreiras, acontecerá uma grande concentração, com a Blitz Decola Barreiras, com distribuição de cartazes, adesivação de veículos e conscientização sobre a importância do Aeroporto Regional de Barreiras. Participe, leve seu carro para adesivar e se puder adquira uma camisa do movimento, pois o recurso obtido será revertido para uma ampla campanha publicitária que será feita em todos os 35 municípios do Oeste da Bahia.

  • Compartilhe:

© Copyright - Todos os direitos reservados - Acrioeste 2024