Acrioeste Itinerante fortalece parcerias com o homem do campo

A Acrioeste Itinerante, realizada no último dia 29, na Fazenda Valparaíso, zona rural de Barreiras, foi coroada de êxito e reforçou a parceria entre Associação Baiana de Pecuária (Acrioeste), Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB), Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), empresas parceiras, técnicos, veterinários, vaqueiros, gerentes de fazendas e criadores de gado de corte e leite.

De propriedade de Wagner Barbosa Pamplona, presidente da Acrioeste, a Fazenda Valparaíso foi palco de palestras e dinâmicas com assuntos relacionados com a realidade enfrentada no campo, além da apresentação de maquinário agrícola voltados para o setor, que de acordo com pesquisa do Ministério da Agricultura, a produtividade da agropecuária brasileira cresce 3,36% ao ano e é superior à de países como Argentina, Austrália e China. A média histórica dos Estados Unidos (1948|2015), por exemplo, é de 1,38%. Isso mostra o profissionalismo empregado da porteira para dentro. Cada vez mais o agropecuarista brasileiro produz mais em menos áreas.

Os ganhos em produtividade vieram, principalmente, dos investimentos em pesquisas, da adoção de novos sistemas de produção, das melhorias da infraestrutura e instrumentos adequados de políticas agrícolas.

Na abertura do evento, o presidente da Acrioeste disse do orgulho em comandar a Fazenda Valparaíso, em posse da família há mais de 120 anos. “Fico feliz em receber a todos neste espaço voltado ao homem do campo que já pertenceu ao meu bisavô Anibal Alves Barbosa. Essa é a retomada da Acrioeste Itinerante, suspensa desde 2020 em decorrência da pandemia que travou muitas coisas no Planeta e com o apoio de toda a diretoria e das empresas parceiras faremos um grande evento”, disse Pamplona, destacando que o objetivo é realizar trocas de informações e tecnologias de forma espontânea, direta, olho no olho.

“Esse é um momento importante para nós que trabalhamos no campo, uma oportunidade de fazer uma imersão na ciência e na tecnologia para que possamos aplicá-las onde exatamente é necessário: na terra. A presença de nossos parceiros é fundamental para construirmos um bom relacionamento e fortalecer ainda mais a pecuária baiana”, disse o presidente da Acrioeste.

Falando em nome do SPRB, o presidente David Schmidt, ressaltou a importância de eventos como a Acrioeste Itinerante. “Tempos atrás, não muito longe, a tecnologia demorava para se tornar ociosa. Hoje não. Novas tecnologia surgem diariamente e se o homem do campo não estiver preparado e antenado para assimilá-las ficará para trás. Por isso a importância dos conteúdos ofertados através dos parceiros da Acrioeste, proporcionando oportunidades de conhecimentos científicos e tecnológicos. No passado, uma geração inteira nascia e morria dentro de uma tecnologia. Atualmente isso é impossível. As coisas mudam muito rápido e temos que estar preparados”, comentou David.

  • Compartilhe:

© Copyright - Todos os direitos reservados - Acrioeste 2024