Pecuária foi tema de encontro sobre os 100 primeiros dias de Governo em Barreiras

Um café da manhã oferecido pela Prefeitura Municipal de Barreiras na manhã de hoje, 16, no Hotel Morubixaba, para comemorar os 100 primeiros dias de governo, contou com a presença da classe empresarial, imprensa, órgãos públicos do município e entidades do agronegócio.

Após a apresentação de um vídeo demonstrando o que foi realizado pela atual gestão nestes primeiros 100 dias, o Prefeito Otoniel Teixeira e seu vice Túlio Viana, acompanhado por grande parte de seu secretariado falou dos desafios que é administrar a principal cidade do Oeste da Bahia.

Vários temas foram abordados, entre eles a luta pela manutenção do traçado original da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) e a construção do Porto Seco em Barreiras, da busca incessante pela ampliação da pista do Aeroporto Regional Dom Ricardo Weberberger em Barreiras e da construção de um novo e moderno receptivo, além da melhoria do parque de estacionamento do aeródromo, proporcionando a aterrisagem de aeronaves de grande porte, construção de duas novas pontes sobre o rio Grande, uma ligando a Vila Dulce ao novo hospital municipal de Barreiras e outra entre o Campus da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e bairro Recanto dos Pássaros, projetos que visam ajudar a desafogar o trânsito nas pontes Aylon Macedo e Ciro Pedrosa nos horários de picos.

A pecuária também foi lembrada pelo prefeito de Barreiras que afirmou que o setor é de grande importância para a economia do município. Otoniel Teixeira comentou que é muito importante saber que o maior rebanho da Bahia está localizado aqui no Oeste e apesar de Barreiras não ficar entre os maiores rebanhos da região, é fundamental ressaltar que Barreiras é uma cidade com localização privilegiada e é aqui que estão localizados os principais comércios voltados para esse importante setor. “A pecuária é naturalmente uma bandeira que nossa gestão defende, principalmente depois que o antigo Parque de Exposições, devido a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), junto ao Ministério Público Estadual, foi transformado em um Parque Natural, com novos propósitos de funcionamento, voltados mais ao lazer, esporte e entretenimento”, disse Otoniel Teixeira, reforçando que está incluso em seu Plano de Governo a criação de um novo Parque de Exposição Arena Multiuso. “O próximo passo é, em parceria com as entidades representativas da pecuária, definir um novo local. Já fomos procurados pela Associação Baiana de Pecuária (Acrioeste) com sugestões de local e modelo de construção do novo parque e a partir de agora é o momento de aprofundar sobre esse tema”, disse o prefeito.

Gill Areas Machado, presidente da Acrioeste, comentou que se sente muito feliz pelo sucesso e desenvolvimento da pecuária nos municípios de Santa Rita de Cássia e Formosa do Rio Preto, numa demonstração de que os gestores desses municípios estão fazendo o que se deve fazer pelo setor. “A pecuária na Bahia é muito forte e qualificada, com mais de 300 mil cadastros na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), sendo 60 mil só no Oeste do Estado. Santa Rita de Cássia se destaca como a cidade com maior rebanho bovino do Estado, superando as 200 mil cabeças e algumas pessoas ainda não perceberam a importância desse setor para a economia dos municípios. A Acrioeste vem batendo nessa tecla, mas infelizmente isso não ecoou ainda em nossa administração municipal, mas esperamos que Barreiras reconheça a importância da pecuária aqui desenvolvida e tome o mesmo rumo que Santa Rita de Cássia e Formosa do Rio Preto tomaram. Essas cidades tomaram as rédeas de seu próprio futuro e estão proporcionando o pleno desenvolvimento da pecuária em seus municípios”, desabafou o presidente da Acrioeste.

  • Compartilhe:

© Copyright - Todos os direitos reservados - Acrioeste 2026