Senar abre cursos de capacitação para produtores rurais

Fonte: Globo Rural

 
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) está com inscrições abertas para o Projeto ABC Cerrado. A proposta dos cursos é ajudar o produtor que deseja adotar tecnologias de baixa emissão de carbono na sua propriedade. Foram abertas 4,2 mil novas vagas de capacitação nas tecnologias Integra Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), Sistema Plantio Direto, Recuperação de Pastagens Degradadas e Florestas Plantadas nos estados da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão e Piauí, além de 400 vagas para Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em cinco dos oito estados participantes.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Embrapa e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com recursos do Banco Mundial. As vagas para os cursos do ABC Cerrado são limitadas e os interessados devem realizar a inscrição no portal do SENAR (www.senar.org.br), enquanto houver vagas. Os participantes precisam ter mais de 18 anos, ensino fundamental (não é preciso ter concluído) e uma propriedade entre 4 e 70 módulos fiscais dentro dos municípios que compõem o Bioma Cerrado.

Segundo a coordenadora de Projetos e Programas Especiais do SENAR, Janei Cristina Resende, o produtor que tem abaixo de quatro módulos precisa estar inserido em alguns critérios específicos para participar. “Nesse caso, a renda bruta anual da propriedade tem que ser superior a R$ 360 mil ou a mão de obra contratada ser superior a mão de obra familiar”, explica.

A coordenadora também recomenda a presença do dono ou do gerente da propriedade nos cursos. “Precisamos que esse participante seja um tomador de decisões dentro da propriedade. As intervenções que serão realizadas durante o projeto irão promover a adoção de tecnologias na propriedade, então, decidir pela adoção é um papel do proprietário ou do gerente”.

  • Compartilhe:

© Copyright - Todos os direitos reservados - Acrioeste 2024