Pecuária aumenta investimento para aproveitar resíduo do gado na produção de fertilizantes e geração de energia

Com informações do Agroin.com.br

O reaproveitamento de dejetos da pecuária brasileira tem crescido significativamente em várias regiões do país. Diversos produtores investem cada vez mais em sistemas de coleta e processamento de dejetos, com vistas a produzir biofertilizantes ou na geração de gás. Um exemplo é a grande adesão ao sistema de Compost Barn, um barracão que abriga os animais, mas que, ao mesmo tempo, serve para fazer a compostagem dos dejetos que são depositados sobre uma camada de serragem de madeira.

Uma vaca leiteira, com peso na casa de 450 kg, gera aproximadamente 50kg de dejetos por dia, e várias opções podem ser aproveitadas pelos pecuaristas tem para transformar um problema para sua propriedade e para o ambiente, que são os dejetos, numa oportunidade de reduzir custo com compra de fertilizantes ou até gerar energia para consumo em sua propriedade. Atualmente os pecuaristas tem muitas maneiras de transformar em dinheiro o que normalmente é jogado fora.

Existem vários exemplos espalhados pelo país de produtores que estão gerando energia elétrica a partir do biogás produzido a partir dos resíduos e até de alguns pecuaristas, com grande rebanho, que estão até gerando energia excedente, vendidas para outros produtores por meio de um acordo com a concessionária de energia local. Tem também os casos daqueles pecuaristas que produzem biofertilizantes para seu próprio consumo ou para revender aos seus vizinhos. Há uma demanda forte por parte de produtores de hortaliças, principalmente.

Outra prática conservacionista é a captação da água da chuva para uso na limpeza e manutenção das instalações onde o gado fica. Uma vaca que produz, diariamente, uma média de 36 litros de leite pode demandar entre 114 e 136 litros de água por dia. Devido esse consumo, muitos pecuaristas estão investindo na construção de telhados próprios para fazer essa captação. Um metro quadrado de telhado pode coletar um litro de água, considerando uma chuva de 1 milímetro.

  • Compartilhe:

© Copyright - Todos os direitos reservados - Acrioeste 2024