Oeste Genética: Sucesso de público e negócios

 

A V Oeste Genética, o XV Fórum de Pecuária, o I Fórum de Pecuária de Leite e o II Fórum Agroindustrial do Oeste da Bahia foram sucessos de público e negócios, com apresentação de inovações para os setores do agronegócio e da agroindústria.

Entre a vasta programação de fóruns, leilões e palestras, temas como ‘Melhoramento genético do gado leiteiro; Novas tecnologias aplicadas ao manejo reprodutivo; Manejo das bezerras: cuidando do futuro do seu rebanho; Manejo sanitário do gado leiteiro; Manejo, recuperação e reforma de pastagens; Suplementação nas águas e viabilidade de engorda de bezerros; Economia e perspectivas da pecuária de corte; Como escolher a genética correra para maximizar o lucro do confinamento; Eficácia do campo refletida nos lucros’, entre outros, apresentaram inovações e tecnologias para o melhoramento genético da pecuária regional, visando contribuir com o desenvolvimento econômico e aumento da competitividade produtiva das fazendas na região Oeste da Bahia.

A cada ano que passa a Oeste Genética se consolida como um dos principais eventos do agronegócio regional, oportunizando a realização de negócios, interação entre pecuaristas e a difusão da genética animal desenvolvida nas fazendas e repassadas para outras regiões através da comercialização de animais nos leilões de gado de corte e leite.

O fortalecimento agroindustrial na região Oeste foi amplamente debatido no II Fórum Agroindustrial do Oeste da Bahia e envolveu representantes do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, da Universidade Federal da Bahia (Ufob), da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), do Serviço Social da Indústria (Sesi), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), da Fundação Mundo Lindo e Iguarias do Cerrado, do Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), das Associações de Fruticultura e da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

Leilões – No sábado, 25, o Leilão da Acrioeste ofertou gado de corte para cria, recria e engorda. Já no domingo, o 12º Leilão Prova de Ganho em Peso a Pasto, prova ranqueada pela ABCZ e promovido por Antonio Balbino Empreendimentos Agropecuários, teve transmissão ao vivo pelo Canal do Boi e teve lances ofertados e animais comercializados em vários estados do Brasil, numa demonstração do potencial genético produzido no Oeste da Bahia. Um exemplo disso foi o touro Vinny do Bino, filho do Mandarin Mat e que tem como avó materno o touro Marisco, destaque do Leilão e que vai fazer parte dos touros contratados pela Central de Excelência de Inseminação Artificial da ABS Pecplan com sede em Uberaba/MG.

 

O touro foi adquirido em parceria e fará parte do condomínio onde integram o Grupo Ipê, Antonio Balbino Empreendimentos Agropecuário e a própria ABS Pecplan. Ainda durante o 12º Leilão da PGPP foi anunciado que criadores de outros estado do Brasil já haviam reservados dose de sêmen para melhoria de seus rebanhos.

Participação estudantil – De olho nos conhecimentos interdisciplinares, as Secretarias Municipais de Educação e Agricultura promoveram uma aula de campo com os alunos da rede pública de ensino durante a V Oeste Genética. Alunos do 8º ano, do Colégio Eurides Santana visitaram estandes, a área de animais e conheceram os produtos vendidos no local.

 

Os alunos puderam percorrer os estandes dos parceiros e saber mais sobre as novidades em relação às atividades do campo, tecnologias e pecuária. Além de debater sobre o funcionamento da cadeia do agronegócio e como essas atividades são fomentadas na região.

  • Compartilhe:

© Copyright - Todos os direitos reservados - Acrioeste 2024