Livro de Rui Rezende e Cícero Félix será lançado em Barreiras no próximo dia 27

Acontece dia 27, a partir das 19h, no restaurante Cais e Porto, em Barreiras, o lançamento do livro ‘Vaqueiros do Raso da Catarina’, obra ilustradas com belíssimas imagens captadas pelo fotógrafo Rui Rezende e textos do jornalista e poeta Cícero Félix.

O Raso da Catarina é uma ecorregião localizada na parte centro-leste do bioma caatinga, no estado da Bahia, consistente de solos muito arenosos, profundos e pouco férteis, de relevo muito plano. Apresenta cânions na parte oeste. É a região mais seca do sertão baiano, com clima semiárido bastante quente e seco, grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite.

O Raso recebe esse nome porque seu relevo é quase toda sua totalidade, plano com vegetação rasteira e Catarina é em homenagem a proprietária da Fazenda Catarina, que existe até hoje na região. Conta a lenda, que a fazendeira lutou contra a seca, mas foi derrotada por uma nuvem de gafanhotos que devorou a plantação de milho e feijão, deixando-a em estado de loucura e sozinha até o fim da vida. Dizem que seu espírito vaga a localidade ajudando vaqueiros a encontrar animais perdidos.

O livro foi editado com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Fundação Cultural Estado da Bahia e recursos do Fundo de Cultura do governo estadual.

  • Compartilhe:

© Copyright - Todos os direitos reservados - Acrioeste 2019